terça-feira, 10 de março de 2015

Avião Solar Tenta Dar Volta ao Mundo.

Solar Impulse 2
       Nesta segunda-feira, 09 de Março de 2015, em Abu Dhabi, houve a decolagem do primeiro avião solar, Solar Impulse 2, que tentara dar a volta ao mundo. Este trajeto tem como tempo estimado de 5 meses, devido a diversas paradas em cidades de todo o mundo com o intuito de promover a causa de utilizar a energia limpa e inova-la, com novas utilidades.
       Seu antecessor, Solar Impulse, foi o primeiro avião movido a energia solar, que sobrevoou os Estados Unidos. Este modelo atual tem baterias de duração mais extensas, tem maior comprimento e alcança velocidade mais elevadas, devido ao seu material ser mais leve, sendo sua estrutura de fibras de carbono. Ele possui 17.248 células fotovoltaicas que permitem a captação da luz solar e a transforma em energia para movimentar as turbinas e carregar as baterias para os voos noturnos. Para economizar energia para os periodos em que não será possível gerar energia, o aeromodelo irá reduzir sua altitude do final da tarde até o nascer do sol.


Projeto do Solar Impulse 2

       A viagem no total deveria durar 500 horas, devido a baixa velocidades que são alcançadas pelo avião. Entretanto, o trajeto demorará no total 5 meses, pois os pilotos, que são associados ao projeto, irão fazer discursos e palestras para promover a causa da empresa e estimular as pesquisas em energia limpa, em cidades que eles pararem. Estas paradas incluem: Omã; Índia; Mianmar; China; Havaí; Arizona; Nova York; e para ser determinado se vai parar no Sul da Europa ou o Norte da África, ultimo destino antes de retornar a Abu Dhabi. Alguns dos trechos que ele necessitará percorrer podem durar até 5 dias, deste modo os pilotos, Andre Borschberg e Bertrand Piccar, necessitarão de extremo preparo físico e psicológico.


Trajeto que o avião percorrerá

       Este é um grande passo para o avanço das tecnologias solares nos meios de locomoção, o que mesmo sendo algo visionário para os dias atuais, necessita de muito aprimoramento para ser utilizado por todos em transportes de larga escala. Deste modo, talvez, daqui alguns anos nós possamos viajar em um avião movido a energia limpa.