Este problema poderia ser facilmente solucionado em um pequeno período de tempo, de diversas maneiras: Primeiramente, a escola poderia permitir que os alunos levassem os livros, que tem versão digital em tablets e notebooks, o que já foi implantado com exito em várias escolas pelo país e pelo mundo, e devido ao avanço da tecnologia seria possível de supervisionar o aluno da mesma forma que é feita no nosso sistema de ensino atual; outra solução é a utilização de armários na escola para os alunos deixarem material escolar; uma medida mais drástica seria a escola não exigir mais os uso de livros e fornecer fichas mensalmente, com a matéria que seria ensinada neste período, facilitando o acompanhamento do progresso das aulas por parte dos alunos, pais, professores, e coordenadores.
Entretanto, a direção e coordenação escolar parece não desejar solucionar o problema. Para cada uma das propostas apresentadas as respostas, independente da escola, é respectivamente:
- 1ª proposta (de utilizar o tablet) “ Os alunos não tem maturidade o suficiente para utilizar o Ipad durante as aulas, ele jogariam o tempo todo, conversariam, ou assistiriam vídeos.” Com esta resposta é ignorado que os alunos, no sistema de ensino atual, desenham nos cadernos durante as aulas, bem como conversam atrapalhando os demais alunos, porém se eles conversassem através do tablet não prejudicaria os demais;
- 2ª proposta (dos armários) “A escola não tem espaço para os armários.” De fato algumas escolas não tem espaço, porém escolas que tem um pátio enorme, com palco e tudo, não tem esse tipo de problema;
- 3ª proposta (das fichas) “Os alunos são muito irresponsáveis e iriam perder, rasgar, amassar e esquecer em casa.” Da mesma forma, que os alunos perdem, rasgam, amassam e esquecem em casa os livros didaticos e paradidaticos.
Este dilema milenar perdura por muito tempo, e aparenta que não vai ser agora que encontrará seu fim.