![]() |
Interior do Tesla Model S |
Em alguns países da Europa e no Japão, já existem carros elétricos que são vantajosos em relação aos demais veiculos movidos á combustíveis tradicionais, pois eles não emitem poluentes, são silenciosos e econômicos. Além de não necessitarem de tanta manutenção.
Na maioria dos países, os governos oferecem incentivos fiscais para quem utiliza o carro elétrico. Alguns desses incentivos são a redução tributária, bônus para aquisição, menor tarifa de licenciamento, estacionamento gratuito e taxa de energia reduzida para a recarga. No Japão, por exemplo, 11% dos automóveis já são elétricos, e nos Estados Unidos, apenas 4%. Esses dois países listados possuem fabricação nacional de carros elétricos e ambos possuem diversos incentivos.
No Brasil, existe 3 mil carros elétricos em circulação, ou seja, cerca de 0,04% da frota. Isto se deve a falta de incentivos fiscais, bem como a não existencia de fabricação nacional destes veículos e as altas taxas aplicadas para sua importação. Além da falta de infraestrutura do país para dar suporte aos mesmos.
Nos Estados Unidos, existe uma marca de automóveis chamada Tesla, que desenvolve carros elétricos de alta performance. A empresa tem como objetivo oferecer carros elétricos a preços acessíveis para o consumidor de classe média nos próximos anos. Um veículo ao custo de 40 mil dólares é esperado em 2017, assim, este tipo de automóvel se tornará mais popular, reduzindo a emissão de poluentes.
![]() |
Tesla Model S sendo abastecido |
O modelo mais conhecido da marca é o Model S, um sedan esportivo e luxuoso, que pode andar 426 km com um único carregamento, tendo a melhor bateria disponível. Este carro tem a maior autonomia entre os modelos elétricos no mundo, e pode chegar a mais de 200km/h. A Tesla lançará novos modelos em 2016. Sendo que alguns países tem como meta, que 40% de sua frota seja de carros elétricos, em poucos anos.
Infelizmente, esta situação está longe de se tornar realidade no Brasil, pois o governo não tem interesse em investir em setores de pesquisa para a redução de poluentes emitido por meios de transporte.